sábado, 4 de julho de 2020

As 9 contrações informais mais comuns da Língua Inglesa

Devido ao preconceito linguístico dos gramatiqueiros, dificilmente você verá as contrações informais ain´t, getcha, gimme, gonna, gotta, innit, kinda, lemme e wanna em gramáticas de inglês formal. Contudo, esse vocabulário informal existe. Ele é falado pelo povão nas ruas de Londres e Nova Iorque; e é expressado em publicidades, filmes, livros, músicas etc. Se você não tiver preconceito linguístico, recomendo que aprenda as nove contrações informais mais comuns do idioma inglês agora, para potencializar sua conversação quando estiver trocando ideia com um anglo falante nativo.

 

O que significa “ain’t”?

Ain’t é contração de am not, is not, are not; have not e has not. Em outras palavras, ain’t é contração de to be not (não ser, não estar) e de have/has not (não ter que).

Exemplos:
a) He ain’t going.
(Ele não está indo.)

b) It’s a free country, ain’t it?
(É um país livre, não é?)

O que significa “getcha”?

Getcha é contração de get you (pegar você) ou get your (pegar seu/sua). Getcha também significa understand (entender).

Exemplos:
a) Daddy’s gonna getcha!
(Pai vai pegar você!)

b) If you win, you might getcha money back.
(Se ganhar, você pode pegar seu dinheiro de volta.) 

O que significa “gimme”?

Gimme é contração de give me (me dê, me dá). Fonte: Macmillan Dictionary

Exemplos:
a) Gimme that pen.
(Me dê aquela caneta.)

b) Gimme a kiss.
(Me dá um beijo.)

O que significa “gonna”?

Gonna é contração de going to (ir).

Exemplos:
a) What are you gonna do?
(O que você vai fazer?)

b) I think I’m gonna need some help.
(Acho que vou precisar de alguma ajuda.)

O que significa “gotta”?

Gotta é contração de (have) got a (ter um) ou de (have) got to (ter que).

Exemplos:
a) Gotta cigarette?
(Tem um cigarro?)

b) He’s gotta decide now.
(Ele tem que decidir agora.)

O que significa “innit”?

Innit é contração de isn’t it (né, não é, não está).

Exemplos:
a) Inglês no Supermercado is a nice blog, innit?
(Inglês no Supermercado é um blog legal, né?)

b) It’s right, innit?
(Está certo, não está?)

O que significa “kinda”?

Kinda é contração de kind of. Como substantivo, kinda significa tipo (de). Como advérbio, kinda significa meio.

Exemplos:
a) That’s my kinda party.
(Este é meu tipo de festa.)

b) The movie was kinda boring.
(O filme foi meio chato.)

c) I’m kinda tired of all this garbage.
(Estou meio cansado de todo esse lixo.)

O que significa “lemme”?

Lemme é contração de let me (me deixe, me permita).

Exemplos:
a) Lemme ask you something.
(Deixa eu perguntar uma coisa.)

b) Lemme call you back.
(Deixa eu ligar de volta para você.)

O que significa “wanna”?

Wanna é contração de want a (querer um) ou de want to (querer).

Exemplos:
a) I wanna hamburger, Mom.
(Quero hambúrguer, mãe.)

b) I wanna get out of here.
(Quero sair daqui.)

EXERCÍCIOS:

ESCREVA 3 FRASES COM CADA CONTRAÇÃO INFORMAL ACIMA:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

CATS