sábado, 1 de agosto de 2020

O que são phrasal verbs?

Phrasal verbs são combinações de palavras formadas por um verbo e uma preposição ou um verbo e um advérbio. São também conhecidos como two-word verbs e outros nomes estranhos. São exemplos de phrasal verbs combinações como as que seguem abaixo:

  • get up (levantar), give up (desistir), look forward to (aguardar ansiosamente por), look for (procurar), look into (investigar) e muito mais.

Veja que não temos como entender o significado destas combinações traduzindo cada palavra isoladamente. É preciso saber o significado e o uso do conjunto.

Os falantes nativos de inglês aprendem phrasal verbs da mesma forma como nós aprendemos gírias e expressões na nossa língua. Eles não decoram listas e mais listas de phrasal verbs. Eles simplesmente escutam, usam com frequência, continuam usando e assim vai. Faz parte do dia a dia deles

Deixe de lado a mania de decorar lista de sei lá quantos phrasal verbs por dia ou mês. Isso é perda de tempo! Aprenda phrasal verbs naturalmente. Para isso, leia textos, escute músicas, veja filmes e seriados. Enfim, envolva-se com a língua inglesa de tal forma que não só os phrasal verbs mas também o vocabulário como um todo seja adquirido naturalmente e sem esforço. Saiba mais sobre como aprender phrasal verbs naturalmente lendo a dica Aprenda Phrasal Verbs em Contexto. Mas, vamos a um exemplo aqui mesmo. Leia o pequeno texto abaixo:

Hey, Guess what? I was at the movies the other day and ran into Mike. Remember him? That fella who used to go out with us dressed like a cowboy and used to say that one day he would take over the world. Now he’s not like that anymore. He told me he’s changed a lot, especially after having split up with that gorgeous girlfriend of his…

O texto acima serve apenas para mostrar como os phrasal verbs ocorrem naturalmente durante uma conversa. No texto foram usados ran into, go out, take over, split up que significam encontrei por acaso, sair, conquistar/controlar (por meio da força), se separado/largado/deixado, respectivamente.

Depois de encontrar um phrasal verb, crie o hábito de anotá-lo em um caderno de vocabulário (só de vocabulário, nada de gramática!) e crie os seus próprios exemplos baseando-se nos exemplos que encontrar em dicionários, sites e livros.

De modo simples, um Phrasal Verb nada mais é do que um verbo mais outra palavrinha junto a ele (geralmente, uma preposição ou mais). O problema é que não podem ser interpretados palavra por palavra. Deixe-me dar alguns exemplos:

>Look after” inadvertidamente alguém pode traduzir por “olhar” (look), “depois” (after) e aí dizer algo assim “I will look after” (eu vou olhar depois). Acontece que “look after” significa “tomar conta de” (alguém: pessoa doente, idosa, criança, bebê, etc).

  • Can you look after the baby while I’m out? (Dá pra você tomar conta do bebê enquanto eu estiver fora?)

>Rub up against“, este aí nem me arrisco a traduzir ao pé da letra. O significado dele é “esfregar-se” (de modo sensual ou sexual). Um exemplo é daqueles tarados em ônibus lotado que ficam se esfregando nas garotas (coisa feia, hein!); ou de um gatinho que fica se esfregando nas suas pernas para chamar a atenção! Pode ser uma esfregação com ou sem seu consentimento!

  • My boyfriend rubbed up against me and I orgasmed. Did I lose my virginity? (Meu namorado se esfregou em mim e eu tive um orgasmo. eu perdi minha virgindade?

>Stay in“, ficar em casa e não ir a lugar algum

  • What did you do yesterday? (O que você fez ontem?)
  • Absolutely nothing! I just stayed in (Nadica de nada! Simplesmente fiquei em casa!)

É também possível dizer algo assim:

  • I have to stay in to study! (Tenho de ficar em casa e estudar!)

Isto são alguns exemplos de Phrasal Verbs! Não adianta aprender em listas. Não adianta entrar em desespero! Eles existem! Vão existir sempre! E a nós – sim, eu também estou na lista – cabe apenas a tarefa de se acostumar com eles. Deixá-los surgirem em nossas vidas como surgem aquelas pessoas maravilhosas ao longo da nossa caminhada por este mundo! O negócio é ter muita paciência e deixar de lado as explicações mirabolantes e misteriosas!

EXERCISE:

What is a friend?

A friend is someone:

  • Who brings out the best in you;
  • Good friends are always happy to help when you run into a problem;
  • A friend is someone who cheers you up when you’re feeling bad;
  • True friends don’t drift apart even after many years of separation;
  • A real friend will always stand up for you when others are putting you down;
  • Never be afraid to open up and ask a friend for advice. A true friend will never turn you down;
  • Make new friends but hang on to the old ones;
  • Good friends are hard to come by, harder to leave, and impossible to do without.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

    CATS