domingo, 12 de julho de 2020

COMPLEMENTO OBJETIVO

COMPLEMENTO OBJETIVO

Os pronomes pessoais I, YOU, HE, SHE, IT, WE, YOU e THEY são os chamados pronomes pessoais do caso reto.

Vamos falar agora sobre o complemento objetivo, ou seja, pronomes pessoais do caso oblíquo.

São eles:

I – ME – me, mim, comigo.

YOU – YOU – o, a, ela, ele, lhe, você.

HE – HIM – o, ele, lhe, consigo.

SHE – HER – a, ela, lhe, consigo.

IT – IT – o, a, ela ou ele, lhe consigo.

WE – US – nos, conosco.

YOU – YOU – os, as, elas, eles, vocês.

THEY – THEM – os, as, lhes, elas, eles.

OBS: O pronome servindo de complemento sempre segue o verbo.

 

EXERCÍCIOS:


1-   Passe para o inglês:

a)  Ele me conhece.

b)  Isto é para mim?

c)   Ele foi ao Rio comigo.

d)  Ele me conhece.

e)  Isto é para você.

f)    Isto é um presente para você?

g)  Eu a conheço.

h)  Este é um bolo para ela.

i)    Aquela é uma bola para ele.

j)    Dê o bolo a ele.

k)  Ela nos conhece.

l)    Isto é para nós.

m) Aquilo é para nós.

n)  Eu lhes conheço.

2-Forme 3 frases com:

a)  me

b)  him

c)   her

d)  us

e)  you

f)    them

g)  it

3-Responda:

a)  Quais são os complementos objetivos?

b)  Qual a tradução de cada um deles?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

CATS